compromisso de qualidade e melhoria contínua
 
 
 
 
 
 

Como Escola Profissional, dedicada a ensinar e habilitar jovens para a vida ativa, a EP-ASAS renova em cada ano letivo o seu compromisso de Qualidade da sua organização e dos serviços que presta aos seus Alunos e à Comunidade. A Qualidade é entendida como um processo dinâmico: hoje melhor que ontem e pior que amanhã. Isto significa um atitude motivada e motivadora no sentido da melhoria contínua.

Do EQASAS ao EQAVET
Construímos o EQASAS um sistema de gestão da qualidade, procurando sistematizar e documentar cada um dos procedimentos que fazem parte do dia-a-dia da Escola. Acompanhando a tendência europeia e a legislação nacional, tomámos a decisão de alinhar esse sistema com o Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissional, conhecido pela sigla EQAVET, European Quality Assurance Reference Framework for Vocational Education and Training. Em resultado desse processo de alinhamento a ANQEP - Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional decidiu atribuir o Selo de Conformidade EQAVET à EP-ASAS.
A certificação EQAVET não é um ponto de chegada - é uma etapa do processo de melhoria contínua. Tudo se fará para continuar a merecer este Selo de Conformidade.


 
 
 
EQASAS logo
© EPASAS GDE2
 
EQASAS logo
 
 
 
 
 
 
 

O sistema de Gestão da Qualidade envolve todos os responsáveis da EP-ASAS. Para coordenar o trabalho de planeamento, implementação, avaliação e revisão, foi criada a EQUIPA EQAVET, com a composição seguinte:

Carlos Campos (coordenador), Gabinete de Desenvolvimento Estratégico
Maria Odete Martins, Diretora Pedagógica
Maria da Glória Ferreira, Diretora Executiva
Maria Rita Perestrello, Coordenadora de Curso TAE
Filipa Varela, Diretora de Turma
Ana Isabel Arrais, Gabinete de Psicologia
Ana Rita Diogo, Secretaria


 
 
 
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indicadores

 

O sucesso da EP-ASAS é o sucesso dos seus Alunos.
O primeiro indicador que monitorizamos é obviamente a TAXA DE CONCLUSÃO*.
A EP-ASAS procura acompanhar o percurso dos seus diplomados, para apurar outros indicadores não menos importantes: a TAXA DE EMPREGABILIDADE** e a TAXA DE PROSSEGUIMENTO DE ESTUDOS***.

No Ciclo de Cursos Profissionais de 2016-2019, foram apurados os seguintes indicadores:
 

TAXA DE CONCLUSÃO
 
 
 
 
 
 
 
 
 

TAXA DE EMPREGABILIDADE e TAXA DE PROSSEGUIMENTO DE ESTUDOS
 
 

* A TAXA DE CONCLUSÃO é a percentagem de alunos que iniciaram e concluíram o 3.º ano do seu Curso Profissional.
** A TAXA DE EMPREGABILIDADE é a percentagem de diplomados que conseguiram emprego nos primeiros seis meses após a conclusão do seu Curso.
*** A TAXA DE PROSSEGUIMENTO DE ESTUDOS é a percentagem de diplomados que prosseguiram os seus estudos, designadamente no Ensino Superior, logo a seguir à conclusão do seu Curso Profissional. Esta taxa não abrange os diplomados que voltam aos estudos mais tarde.
 
 
 
 
 
 
relatório 20-21
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A EP-ASAS está em processo de alinhamento com o Quadro de Referência EQAVET. Estes são os documentos base desse alinhamento [clicar para abrir].
Documento Base
Plano de Ação
Relatório de Progresso Anual
Relatório do Operador


 
 
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A missão educativa para os próximos 4 anos letivos:

  • Criar um “ethos formativo” promotor do desenvolvimento pessoal e da cidadania;
  • Promover uma cultura de qualidade e de participação;
  • Desenvolver a inclusão de todos os alunos,melhorando as competências potenciais de cada um;
  • Estabelecer exigentes padrões éticos na formação e na inserção profissional;
  • Aprofundar a reflexão estratégica para antecipar linhas de intervenção adequadas às necessidades emergentes no tecido social;
  • Alargar o quadro de parcerias com entidades formativas e de prestação de serviços à comunidade;
  • Desenvolver a qualidade e formação dos docentes;
  • Manter e aprofundar uma prática regular de monitorização da qualidade;
  • Proporcionar aos alunos um acompanhamento multidireccionado,de grande proximidade;
  • Proporcionar aos alunos um contacto frequente com um leque abrangente de iniciativas culturais que os prepare para uma maior abrangência e maleabilidade do seu perfil pessoal e profissional.


Para uma visão mais detalhada, ver o PROJETO EDUCATIVO da EP-ASAS (clicar na imagem ao lado).


 
 
 
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PROJETO PEDAGÓGICO 2020-2021
 
ped 20-21
 
 
 
PROJETO PEDAGÓGICO 2021-2022
 
ped 18-19
 
 
 
PROJETO PEDAGÓGICO 2022-2023
 
Capa Projeto Pedagógico2
 
 
 
 
 
 

Em cada turma, é seguido o Plano Curricular que especifica as várias disciplinas e as respetivas cargas horárias, distribuídas pelos três anos de duração do respetivo Curso Profissional.

Com a pandemia e a suspensão das atividades letivas presenciais, a EP-ASAS e os seus Alunos tiveram de adaptar estes planos, de forma a alterar a distribuição das disciplinas e cargas horárias pelos vários anos, mantendo o cumprimento das cargas horárias definidas.

Para consultar os Planos Curriculares das Turmas em funcionamento, clicar:

Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância
Turma I 2018-2021: PLANO CURRICULAR INICIAL - PLANO ADAPTAÇÃO COVID
Turma F 2919-2022: PLANO CURRICULAR INICIAL - PLANO ADAPTAÇÃO COVID

Curso Profissional de Técnico de Ação Educativa
Turma H 2020-2023 PLANO CURRICULAR INICIAL - PLANO ADAPTAÇÃO COVID

Curso Profissional de Técnico de Turismo
Turma E 2019-2022 PLANO CURRICULAR INICIAL - PLANO ADAPTAÇÃO COVID
Turma G 2020-2023 PLANO CURRICULAR INICIAL - PLANO ADAPTAÇÃO COVID
 
 
 

O Projeto Curricular de Turma baseia-se na elaboração de um projeto contínuo, aberto e dinâmico, através da participação diferenciada entre professores, coordenadores e demais agentes do processo educativo, no sentido de promover o trabalho interdisciplinar e gerar melhorias nas práticas educativas possibilitando, desta forma, a realização de aprendizagens realmente significativas.

Fazendo a ponte entre a teoria e a prática e em consonância com o Projeto Pedagógico da Escola, o Projeto Curricular de Turma é elaborado para corresponder às especificidades da turma, e às características de cada aluno, criando opções e prioridades de aprendizagem, delineando, por conseguinte, as estratégias para as pôr em prática. Deste modo e sendo um modelo aberto, permite ainda que se possa reconstruir e adaptar as necessidades de aprendizagem dos alunos sempre que seja necessário, sendo cada aluno, de per si, o centro de todo o processo educativo e, por conseguinte a razão motriz deste projeto.

Para ver os Projetos Curriculares das Turmas em Funcionamento, clicar na linha respetiva:


Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância
Turma I 2018-2021
Turma F 2919-2022

Curso Profissional de Técnico de Ação Educativa
Turma H 2020-2023

Curso Profissional de Técnico de Turismo
Turma E 2019-2022
Turma G 2020-2023



 
 
 
 

Planear, organizar, preparar são sinónimos da tarefa habitual e desafiante do Professor ao longo da sua carreira de docente, assumindo uma grande importância na sua prática profissional. O planeamento de uma disciplina exige dedicação, reflexão, e articulação para que, a posteriori, traga resultados positivos, garantindo deste modo as necessidades, o interesse e a motivação dos alunos. Nos cursos profissionais, e porque se preparam módulos com cargas horárias reduzidas, o planeamento assume um carácter ainda mais rigoroso, já que é necessário antecipar ideias, aplicá-las aos programas estipulados, e adaptá-las à comunidade escolar, definindo-se o que será, como será e quando será aprendido.

Exemplos de planeamento de Disciplinas na EP-ASAS

PORTUGUÊS
TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO E ACOLHIMENTO TURÍSTICO


 
 
 
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Os Cursos Profissionais contemplam nos seus planos de estudo a realização de um ou mais estágios curriculares, uma experiência que permite, em grande parte dos casos, o primeiro contacto do Aluno com a realidade do trabalho na sua área de formação. Em cada um dos três anos de duração do curso, o Aluno tem a oportunidade de lidar e aprender em contexto de trabalho. É aí que começa a mostrar o seu perfil e atitude profissional, ao mesmo tempo que demonstra e enriquece as suas competências técnicas.

Para cada Aluno, é elaborado um Plano Individual de Estágio, que define o local, o horário, os direitos e deveres do Aluno estagiário, os objetivos e conteúdos da formação em contexto de trabalho, a metodologia de acompanhamento e a avaliação. Clicando na linha respetiva, podem ver-se as bases dos planos individuais.

Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância
Plano Individual de Estágio - TAI - 1.º Ano
Plano Individual de Estágio - TAI - 2.º Ano
Plano Individual de Estágio - TAI - 3.º Ano


Curso Profissional de Técnico de Turismo
Plano Individual de Estágio TT - 1.º, 2.º e 3.º Ano

Durante o período de estágio, o estagiário, terá também a oportunidade de desenvolver competências e aplicar e reflectir sobre os conhecimentos adquiridos em sala de aula. As atividades do Aluno durante o estágio são registadas:


No final do estágio, a avaliação é feita em dois documentos:


O Aluno elabora o seu RELATÓRIO DE ESTÁGIO, no qual detalha todo o trabalho desenvolvido em contexto de trabalho. Na elaboração deste relatório, os Alunos devem, ter em conta:

  • As normas gráficas recomendadas pela Escola;
  • Os conteúdos obrigatórios e a respetiva cotação.
Para ver exemplos de conteúdos obrigatórios e respetiva cotação, clicar:

Fatores de Avaliação do Relatório de Estágio -TAI - 1.º Ano
Fatores de Avaliação do Relatório de Estágio -TAI - 2.º Ano
Fatores de Avaliação do Relatório de Estágio -TAI - 3.º Ano


A EP-ASAS tem protocolos com entidades acolhedoras de estágio responsabilizando-se assim pela colocação de todos os Alunos na sua formação em contexto de trabalho.

A EP-ASAS orgulha-se do desempenho dos seus Alunos. Não raro, as instituições e empresas de estágio acabam por celebrar contratos de trabalho com os jovens diplomados pela EP-ASAS, com base no seu desempenho enquanto estagiários.



 
 
 
 

A EP-ASAS promove a Educação Inclusiva e orgulha-se da diversidade dos seus Alunos. Este compromisso implica a capacidade para promover e assegurar a educação para todos os Alunos, estando atenta à diversidade de perfis e garantindo que cada jovem tem as condições de que necessita para realizar as aprendizagens previstas. O compromisso de Educação Inclusiva envolve toda a comunidade escolar e a sua concretização prática traduz-se num conjunto de medidas concretas definidas por uma Equipa Multidisciplinar, que trabalha em estreita articulação com a Direção Pedagógica e o Conselho Pedagógico e com a participação dos Professores Tutores de Turma.

Equipa Multidisciplinar responsável pelas Medidas de Educação Inclusiva:

Carolina Dias (psicóloga, coordenadora da Equipa Multidisciplinar)
Maria João Garcia (docente de educação especial)
Maria da Glória Ferreira (professora tutora)
Filipa Varela (professora tutora)
Rita Perestrello (professora tutora)

O trabalho de observação, de definição de estratégias e medidas específicas para cada Aluno, é feito de forma sistemática e documentada

Instrumentos de Educação Inclusiva:

RELATÓRIO TÉCNICO-PEDAGÓGICO
PROGRAMA EDUCATIVO INDIVIDUAL


 
 
 
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CRITÉRIOS PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES DA EP-ASAS

A Fundação Monsenhor Alves Brás (FMAB), entidade proprietária da EP-ASAS tem uma política própria de contratação de Professores, baseada na competência profissional e no respeito pelo ideário da Instituição. Os critérios de contratação estão sintetizados no documento seguinte:

CRITÉRIOS DE CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES


AVALIAÇÃO DE PROFESSORES

A avaliação de professores visa melhorar as práticas educativas e contribuir para o sucesso da aprendizagem e da vida profissional dos Alunos. A avaliação permite detetar necessidades de formação nas diferentes dimensões e competências dos professores. EP-ASAS tem um procedimento próprio para avaliar os seus professores.

PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO DE PROFESSORES

 
 
 
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A avaliação é parte essencial de todo e qualquer sistema de gestão da qualidade. O Gabinete de Desenvolvimento Estratégico da EP-ASAS delineia e executa inquéritos e estudos de avaliação com o objetivo de conhecer melhor os Alunos e as suas necessidades. Estes estudos têm caráter periódico e medem o 'sentir' dos membros da comunidade escolar sobre todos os aspetos do funcionamento da EP-ASAS.
Para ler os relatórios destes estudos, clicar nos links seguintes:

 
 
 
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Em atualização.