A SEMANA INTERDISCIPLINAR foi o culminar de longos meses de preparação, trabalho e muita emoção. O texto que se segue é um testemunho desse tempo, visto pelos olhos dos Alunos, dos Professores e das Crianças.
PARA CHEGAR ONDE CADA UM QUISER
Aconteceu...
Depois de um interregno, voltámos ao burburinho, às corridas de sala em sala, à enchente que procura cartão para fazer, para cortar, para pintar, para produzir as tantas coisas que ainda são necessárias.
Aconteceu...
Voltámos à nossa rotina, à preparação, à angústia face ao desconhecido, à pressão que se instala sem saber se “sou capaz”.
Pintar o mundo para as crianças
Check in - partida para uma viagem à volta do mundo
Mais uma vez, aconteceu...
A EP-ASAS encheu-se de risos, de cor, de magia, de olhares pequeninos e surpresos perante a espera para entrar nesta viagem…
Uma viagem à volta do mundo.
Passaporte numa mão, mala na outra, rapidamente as crianças embarcaram com destino a culturas e tradições de outros povos e experienciaram saberes e costumes, havendo, logo ali, um cruzamento harmonioso entre a expectativa e a memória.
Percorremos continentes, parámos em países, brincamos a ser adulto por momentos…
Calçámos os sapatos de explorador e fomos ver aranhas e cangurus à Austrália, comemos sushi e vimos sombras chinesas.
Fomos a Marrocos, colhemos as folhas do chá e cheiramos especiarias...
Mais a norte, embarcámos no navio grande e fomos pescar bacalhau.
Voltámos a terra e vimos os bacalhaus a secar.
Visitamos grandes relvados e jogamos golfe.
Fomos à pesca do bacalhau
Passámos pelo México, e percebemos que somos observadores atentos.
Catos e Sombreros, olá México!
Para finalizar, ainda fomos ao Brasil: conhecemos os índios e fugimos dos crocodilos. Uma verdadeira aventura!
Escapar aos crocodilos - uma aventura!
Mais uma vez, aconteceu...
Aquele formigueiro na barriga dissipou-se. As crianças, no seu mundo, foram viajantes, descobridores…
Puseram à prova o trabalho e a dedicação destes alunos na preparação e concretização desta expedição.
Trabalhar com as crianças e para elas. É o que eu quero!
Aprender também é isto. É ter a oportunidade de viver experiências, é dar a mão aos outros e partilhar, é estar lá no auxílio, na explicação, na empatia e no esforço. É descer ao nível das crianças e brincar (sim, é bom saber descer para ver melhor, para ver o pormenor...).
Pelo seu carácter prático e dinâmico, as atividades da SEMANA INTERDISCIPLINAR constituem, desde há muito, uma forma diferente de aprendizagens multidisciplinares e complementares. Organizadas a pensar nos alunos, diferenciam-se da sala de aula pela capacidade e competência que proporcionam, promovendo ferramentas e estimulando valores éticos e morais, tão importantes nos dias que correm.
Por este motivo, elas constituem uma mais-valia na formação pessoal e profissional dos alunos, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento emocional e social, já que são as experiências, principalmente as gratificantes e com sentido, que nos permitem crescer em harmonia e respeito.
Somos nós, enquanto professores, educadores, Escola, que estamos a moldar as gerações que serão o futuro e, como tal, compete-nos formar seres pensantes com criatividade, mas também com responsabilidade, valorizando o caminho percorrido para chegar...onde cada um quiser.
Filipa Varela
Comments